Ligados em Deus,

Quantas pessoas seriam afetadas se alguém (eu ou você) se afastasse de Deus?

Em maio de 1998, uma falha num processador a bordo do satélite de comunicação Galaxy IV fez com que ele saísse de posição e se afastasse da Terra. Num instante, centenas de empresas, estações de Rádio e de TV foram afetadas; 40 milhões de aparelhos pagers também se tornaram obsoletos, simples pedaços de plástico sem nenhuma utilidade – tudo porque um satélite pegou um caminho errado, se afastou de sua função.

Isso nos faz pensar: Quantas pessoas seriam afetadas se alguém (eu ou você) se afastasse de Deus? E ainda, o quanto nós mesmos seríamos afetados por nos afastarmos de Deus?

Jamais devemos nos esquecer que Deus nos fez de um modo especialmente único, como se tivesse jogado a forma fora. Ninguém jamais será igual ao outro. E o que cada um de nós é na vida só tem um real sentido se estiver em conexão com Deus.

Assim, cada um de nós precisa se perguntar: Que valores há “por dentro” de minha vida? Sou o que realmente sou, ou apenas tento ser o que não sou? Estou valorizando coisas mais do que a mim mesmo, ou mais do que as pessoas ao meu redor? O que revelam as minhas prioridades na vida?

Jesus falou a respeito de um agricultor que pensava ter uma boa vida, mas que, no fim das contas, estava redondamente enganado sobre as reais prioridades da vida. O seu campo produzira com abundância, o que era uma bênção. Ele pensou em derrubar os celeiros antigos e construir outros novos e maiores ainda, para recolher todo o produto de sua grande colheita.

Tudo parecia perfeito. Então, ele disse a si mesmo: “Tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te”. Mas Deus lhe disse: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”. Jesus acrescentou: “Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lc 12.16).

A mensagem de Jesus era clara: quem se afasta de Deus e coloca suas prioridades em coisas está tramando contra a própria vida, contra o próprio futuro. Ele não estava falando contra alguém possuir bens, mas contra a coisificação da vida, quando a supervalorização do que se tem substitui o real valor do que se é. Afinal, o que é guardado em celeiros, ou bancos, nada pode fazer por nossas almas.
Em uma sociedade acostumada com a inversão de valores a respeito do real significado do “ter” e do “ser”, e do peso que estes conceitos têm na vida, não são poucos os que medem o seu valor (e o dos outros) pelo meramente aparente, pela exterioridade latente.

A citação de Jesus da realidade inefável da morte tem o condão de confirmar o fato de que, para alguns, é necessário a cena desagradável e chocante de um velório para demonstrar que “as coisas que se vêem são temporais, mas as coisas que se não vêem são eternas” (2 Co 4.18).

É inegável que cada vez mais as pessoas carecem de sentido na vida, têm fome de significado na sua existência vazia. Alguns vivem sempre em busca de honrarias, tentando a todo custo ser celebridades.
Quem desconhece que o valor pessoal que realmente conta é “o que há por dentro”, também não percebe que a celebridade que vale a pena é a “lá de cima”, ou seja, conhecer a Deus e ser conhecido por Ele e permanecer ligado com Ele na vida e na morte.

Afinal, quem realmente vive segundo os valores espirituais e coloca toda a sua esperança em Deus é que será reconhecido e convidado a viver a inefável e eterna glória celestial.
Estar ligado em Deus é o maior bem e traz os maiores benefícios. Por exemplo:
Nova vida: “Se alguém está (ligado) em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5.17).
Libertação: “Se vós permanecerdes (ligados) na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).
Resposta de oração: “Se permanecerdes (ligados) em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7).
Realização pessoal: “Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes (ligados) em mim” (Jo 15.4).
O melhor da vida está em Deus.

Fique ligado!