Igreja Virtual
Faça Parte
Mantenedores
Atividades
Ministério
Membros
Online
Parceiros
Campanhas

Óleo Ungido

Introdução

Cabe aqui uma análise teológica sobre as práticas da Igreja quanto a este assunto, levando em conta primeiro e especialmente o que nos informam as Escrituras Sagradas, depois olhando para a história da Igreja, de modo a que possamos ver de que forma este assunto foi tratado no decorrer do tempo, de modo a que possamos avaliar com maior propriedade o que hoje é praticado, e com conhecimento de causa, possamos estabelecer o que deve ser feito quanto à esta importante solenidade ou ritual.

A unção nas Escrituras Sagradas

Unção de Pessoas

A unção de pessoas era feita, quando com propósitos espirituais, com o objetivo de separar-se esta pessoa para uma tarefa específica, seja enquanto rei, sacerdote ou profeta. É importante também notar que todas estas tarefas eram realizadas em conjunto com o objetivo de guiar o povo de Deus tanto espiritualmente quanto secularmente. Também é importante ver que estas tarefas foram todas assumidas por Jesus Cristo, o ungido de Deus. Assim, Cristo é Sacerdote, Profeta e Rei.

Já no Novo Testamento esta ação, a unção de pessoas, foi acrescentada com a imposição de mãos, a qual outorga autoridade para ministrar, educar e servir, como até hoje é feito na ordenação de pastores e outros obreiros.

Santificação ocorre no momento da conversão quando o salvo é selado pelo Espírito de Deus, todo o poder está nas mãos de Jesus Cristo (Mateus 28:18), este ato indica com firmeza que aquele que está sendo ordenado, é reconhecido pela Igreja como tendo sido separado por Deus para esta obra.

Produtos utilizados

Azeite

O azeite de oliva simboliza uma vida útil e vibrante, sendo símbolo de regozijo, saúde e de qualificações de uma pessoa para o serviço do Senhor:
"Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco." (Salmo 92:10 ACF).

Óleos curativos

O óleo tem poderes curativos, permitindo amolecer feridas e purificá-las. O óleo quando misturado a certas ervas, pode proporcionar medicamentos poderosos para vários males. Não é de surpreender que os médicos em Israel tivessem desde tempos antigos conhecimento destas ervas e da forma de utilizá-las no processo curativo de doentes.
"Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo." (Isaías 1:6 ACF)
"E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;" (Lucas 10:34 ACF).

Modos de aplicação

Na cabeça

O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor.
"Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?" (I Samuel 10:1 ACF)
"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda." (Salmo 23:5 ACF)
"Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça." (Eclesiastes 9:8 ACF)
Também era usado sobre a cabeça com efeitos cosméticos:
"Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça." (Eclesiastes 9:8 ACF)

No rosto

A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza:
"E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem." (Salmo 104:15 ACF)

Nos pés

Como já foi dito, este ato estava normalmente relacionado com uma recepção digna e alegre de um hóspede bem-vindo:
"E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento." (Lucas 7:38 ACF)

Sobre as feridas

Neste caso o óleo é utilizado como medicamento, sendo que através de suas propriedades curativas próprias, ou em combinação com ervas ou outros produtos era deitado sobre as feridas. Há muitos relatos deste tipo de procedimento na literatura talmúdica, e alguns na própria Bíblia Sagrada, os quais já foram anteriormente citados.
"Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR.

E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou." (II Reis 20:5-7 ACF)

Uso atual

Além de consagrar e ungir, ainda acompanhar a oração para cura, libertação ou prosperidade, como ensina Efésios e demais textos bíblicos.

Óleo Ungido e Consagrado

É um vidro de Óleo que já foi ungido e consagrado pela nossa equipe de pastores no dia que teve a consagração dos pastores aqui em Ituiutaba em 3 de julho desse ano, conforme mostra no youtube da Igreja em Casa.

Pv.21.20 Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio.
SL.45.7 e Heb.1.9 Tu amas a Justiça e aborrece a iniquidade, por isso Deus te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.
Sl.92.10 Mas tu exaltarás o meu poder, como o do unicórnio serei ungido com óleo fresco.
Sl.23.5 Unges a minha cabeça com óleo
Sl.133.2 Óleo precioso sobre a cabeça...
Lv.8.12 Azeite na cabeça para santificá-lo.
Ex.30.22-30 Azeite da Santa Unção sobre bens.
Ungir pais e filhos.
Sm.141.5
Pv.27.9 Óleo e perfume alegra o coração.
Mt.6.17 Unge a tua cabeça.
Tg.5.14 Se tiver alguém doente, unge com óleo e sara.
Ap.3.18 ungir para ver almas e evangelizá-las.

O Senhor Jesus quis que aqueles que o acompanhavam continuassem sua missão, por isso deu a seus discípulos o dom da cura. "Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungido-os com óleo" (Mc 6,12s). A unção é fogo do Espírito que produz ousadia, multiplicação, restauração, quebra algemas, estoura cativeiro e gera conquista.

ÓLEO OU AZEITE. Nas escrituras o óleo aparece como um símbolo do Espírito Santo (Zacarias 4:2-6). Era usado nas solenidades de unção e consagração de profetas, sacerdotes e reis (Êxodo 30:30; Levítico 8:12; 1 Samuel 10:1: 16:13; 1 Reis 13:16). O óleo é considerado símbolo do Espírito Santo porque é usado na Bíblia correspondendo a operação real do Espírito Santo na vida do crente na atual dispensação. Óleo (azeite) representa uma ação prática do Espírito Santo de Deus.

Aplicação simbólica do Óleo:

1 – Azeite na orelha – Levítico 14:17 – Habilitação para ouvir a voz de Deus  (Apocalipse 2:17).
2 – Azeite na mão – Levítico 14:17 – Habilitação para o trabalho de Deus (Zacarias 4:6).
3 – Azeite no pé – Levítico 14:17 – Habilitação para andar nos caminhos do Senhor(Gálatas 5:16).
4 – Azeite no rosto – Salmos 104:15 – Brilho de alegria espiritual (2 Coríntios 3:18).
5 – Azeite em outras vasilhas – 2 Reis 4:4-6 – Bênçãos para outras pessoas (Romanos 5:5).
6 – Azeite nas feridas – Lucas 10:34 – Símbolo de restauração pelo Espírito Santo (Lucas 4:18).
Composição e uso especial do Óleo (azeite):
1 – Era proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êxodo 30:32,33), ninguém podia imitar o Espírito Santo.
2 – Além disso, o óleo era usado para alimentar, iluminar, lubrificar, curar as enfermidades, suavizar a pele, etc. Da mesma maneira o Espírito Santo alimenta, ilumina, lubrifica, cura e suaviza a alma, glória a Deus pelo dom do Seu Espírito Santo.

Na Bíblia simboliza o Espírito Santo que nos dá o esplendor e a força na luta contra os inimigos espirituais e, reveste-nos de virtudes. Antes de passar o óleo deve primeiramente ler recitando 7 salmos de livre escolha, e, orar o Pai-Nosso 7 vezes e ou se tiver facilidade ficar meia hora orando e intercedendo agradecendo e pedindo para Deus.

O Óleo Ungido e Consagrado serve para 7 momentos e finalidades:

01-Ungir as mãos, os olhos, Carteira de Trabalho, empresa e negócios para a pessoa conseguir sorte no trabalho e visão dos bons negócios e assim obter prosperidade financeira.
02-Ungir a parte exterior do corpo no local onde no exterior ou no interior tenha alguma doença física para ser curado dessa doença.
03-Ungir a cabeça para obter libertação espiritual de algum trabalho de macumbaria e de espírito maligno, quebrar algemas e estourar cativeiro.
04-Ungir a cabeça para obter quebra de maldição, cura de trauma interior e, receber sabedoria, paz, sorte, graça, bem aventurança e afastar todo tipo de azar.
05-Ungir roupas, fotos e pertences de ente querido para o mesmo parar de se envolver com drogas, vícios, alcoolismo, prostituição e outros males.
06-Ungir pertences, veículos e bens para proteção contra acidente, assalto e danos.
07-Ungir a cabeça, ouvido, olhos, mãos e pés para receber forças, graça e poder espiritual para evangelizar e ganhar almas.

Valar da oferta são 300 reais pelo cartão ou conta do seminário e, se desejar é remetido de graça um curso de autoajuda do escritor guines book pastor doutor Omar, com 350 questões para serem respondidas e ganhar um lindo certificado e uma credencial que dá habilitação para ministrar autoajuda na igreja, em festas de jovens, adultos e em células.

Data de Nascimento
 
Selecione os cursos que deseja ter:
Bacharel em Psicologia Pastoral
Bacharel em Teologia Eclesiástica
Formação de Pastor
Médio em Teologia Eclesiástica
Mestrado em Teologia ênfase em Bibliologia
Títulos que deseja ter:
Associação dos Pastores e Ministros Evangélicos do Brasil
Associação Internacional de Conferencistas Evangélicos
Associação Mundial dos Doutores em Teologia Eclesiástica
Conselho Federal de Pastor
Conselho Internacional de Pastores e Ministros
Seja nosso parceiro com acompanhamento pastoral:
Amigo Parceiro ( R$100,00 à R$300,00)
Amigo Fiel (R$301,00 à R$600,00)
Amigo Perseverante (R$601,00 à R$1.200,00)
Amigo Exclusivo (acima de R$1.200,00)
Receba o óleo ungido e consagre sua casa:
Prosperidade e Multiplicação
Cura e Libertação
Restauração Familiar
Alegria e Renovação Espiritual

Digite os números que você vê acima:

Igreja Virtual
Faça Parte
Redes Sociais
fale conosco