Cura

Os Cristãos concordam no fato de que todas as doenças, duma forma geral, são resultado do pecado no mundo. Se o pecado nunca tivesse entrado, não haveria doenças.

Algumas vezes as doenças são resultados diretos do pecado na vida de uma pessoa. Em 1 Cor. 11.30, lemos que determinados Coríntios se encontravam enfermos por terem participado na Ceia do Senhor sem julgarem o pecado nas suas vidas, isto é, sem o terem confessado e abandonado.

Por vezes a doença é resultado de atividade satânica. Foi Satanás que fez com que o corpo de Job fosse coberto com uma chaga maligna (Job 2.7). Foi Satanás que encurvou de tal modo que esta não se conseguia endireitar: "mulher que tinha um espírito de enfermidade, - pense nisto - havia já dezoito anos" (13:16). Paulo teve uma enfermidade física provocada por Satanás. Ele denominou-a de "um espinho na carne... um mensageiro de Satanás, para me esbofetear" (2 Cor. 12.7).

Deus pode curar e cura. De fato, toda a cura é verdadeiramente divina. Um dos nomes de Deus no VT é Jeová-Rofeka - "o Senhor que te cura" (Êxo. 15.26). Nós devemos reconhecer Deus em todo o caso de cura. E claro nas Escrituras que Deus usa diferentes meios no ato de curar.

Por vezes cura por intermédio de processos orgânicos naturais. Ele colocou no corpo humano, tremendos poderes de recuperação. Os médicos sabem que a maior parte dos pacientes encontram-se melhores pela manhã. Outras vezes cura por meio de medicamentos.

Por exemplo, Paulo aconselhou Timóteo a usar "um pouco de vinho, por causa do estômago e das frequentes enfermidades" (1 Tim. 5.23). Outras vezes, cura através da libertação de temores, ressentimentos, preocupações, e culpas, que produzem doenças. Outras vezes ainda, cura por meio de médicos e cirurgiões. O Senhor Jesus ensinou explicitamente que os doentes necessitam de médico (Mat. 9.12).

Paulo falou de Lucas como "o médico amado" (Col. 4.14), reconhecendo a necessidade de médicos entre os Cristãos. Deus usa médicos no ministério da cura. Como Dubois, o famoso cirurgião Francês disse, "O cirurgião veste a ferida; Deus cura-a".

Mas Deus também cura miraculosamente. As Escrituras contém disto muitas ilustrações. Seria incorreto afirmar que Deus cura desta forma dum modo geral, mas também não devemos afirmar que nunca o faz. Não há nada na Bíblia que nos desencoraje da crença que Deus hoje pode curar miraculosamente.